sexta-feira, 23 de abril de 2010

Onde está você?

Quando Rabi Yechiel, neto de Rabi Baruch de Medzibush, era uma criança pequena, perguntou ao avô: "Se Deus sabe de tudo, por que Ele chamou Adão, o primeiro homem, após o pecado e disse: 'Onde está você?' "

Rabi Baruch ouviu, mas nada respondeu.

Algum tempo depois, Rabi Baruch perguntou ao pequeno Yechiel: "Quer brincar de esconde-esconde?"
O menino ficou encantado e correu para esconder-se. Esperou e esperou, mas nada do avô aparecer para procurá-lo. Finalmente, desistiu e saiu do esconderijo.

O avô, percebeu ele, estava sentado à sua mesa e não tinha ainda tentado procurá-lo. O pequeno Yechiel começou a chorar. "Vovô, esqueceu de mim! Nem ao menos tentou procurar-me!" chorou ele.

"Isto," disse Rabi Baruch, "é a resposta à sua pergunta. É claro que Deus sabia onde Adão estava. Adão, entretanto, cometera dois pecados: comer o fruto da árvore e tentar se esconder do Senhor do Universo. Se Deus não tivesse ido 'procurar' Adão, este não teria conseguido sobreviver, por causa de sua vergonha. Ao 'procurar' por Adão, Hashem deu-lhe a oportunidade de fazer contato com Ele novamente, para que pudesse uma vez mais ficar face a face com seu Criador."

Nenhum comentário:

Postar um comentário