segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Alimentando ovelhas ou divertindo bodes?

“Vós sois o sal da terra e a luz do mundo” – Mateus 5


Ao contrário do que muitos pensam, os jovens se preocupam sim com o evangelho que está sendo anunciado nestes últimos dias. É uma pena que muitos não tenham acesso a livros ou os que os têm não os estudem com afinco. Sou grato a Deus pela vida de grandes homens e mulheres que nos deixaram porções valiosas, através de sermões, devocionais ou cartas, de experiência e comunhão com Deus. Estes escritos são verdadeiros tesouros em vasos de barro. E fica registrado aqui meu agradecimento, pela oportunidade de ter lido alguns destes escritos,principalmente os de Charles Spurgeon. O título acima é o mesmo de um devocional escrito por ele lá por volta de 1860. E hoje mesmo com mais de 140 anos, o título continua bem atual. Com a devida licença, não poderia deixar de discorrer, mediante título tão perspicaz.
Um grande mal tomou conta das igrejas. Um mal tão grosseiro, quanto a falta de vigilância de muitos que professam a fé. Uma mal que assim com a semente do joio, foi lançada no campo do trigo. Um fermento que leveda toda a massa. Começou “flertando” com alguns líderes e membros, depois com jovens, homens, mulheres e crianças e acabou por se “amasiar com a Igreja”. Através deste relacionamento foram-se retirando gradualmente a ousadia no pregar a palavra, a veracidade do testemunho, os milagres e foram incorporadas coisas banais e frívolas com a justificativa de se atrair multidões.
Primeiro: Cultos e reuniões, passaram a ser grandes ajuntamentos. O tempo para meditação e estudo da palavra foi diminuído drasticamente e cada vez mais elementos cinematográficos e até circenses foram incorporados aos cultos. (Ressalto aqui que não condeno grupos coreográficos, peças teatrais ou danças, pois até admiro alguns, mas sinceramente não vejo como alguém que entra dentro de uma igreja correndo, gritando e dando cambalhotas, vá proporcionar algum tipo de quebrantamento em algum coração. No máximo, alguns sorrisos). Onde está escrito que a Igreja deve fornecer diversão e entretenimento para as pessoas? Em lugar algum. “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” onde está a parte do entretenimento? Os profetas foram perseguidos por contavam piadas ou divertiam as pessoas ou por recusar-se a fazê-lo? Eles foram alvo sim de divertimento por parte dos seus algozes por não deixarem sua massa levedar com o fermento dos seus opositores. Quais foram as palavras de Jesus para seus seguidores? “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo. Se o sal se tornar sem sabor, para nada mais presta a não ser para ser lançado fora.” Nós fomos chamados para ser sal e não “beijinhos” ou “brigadeiros”. Fomos chamados para ser luz, e não neon.
Segundo: A igreja cresceu e a mensagem de Cristo se propagou porque os apóstolos tinham por objetivo anunciar as palavras do Mestre. Não tinha essa de lenço abençoado e paletó ungido. Não existiam campanhas de rosas brancas, vermelhas, amarelas ou azuis. Correntes de quebra de maldições, quebra de barreiras, quebra de muralhas, etc. Os apóstolos pregavam o evangelho.
E por fim, diga-me alguém que foi alcançado pelo evangelho através destas coisas. Alguém que experimentou do novo nascimento e alguma destas coisas lhe serviram como elo em sua conversão. Conhecesses alguém? Sim. Que bom. Agora olhe para figueira e não se espante se tal como Cristo, não encontre nenhum fruto. A razão é óbvia: “shows” não produzem conversão. Só aglomeram fãs. Assim como show está relacionado a fãs e apreciadores, Conversão está relacionada a Cristo e sua mensagem. Sem raiz bíblica, a semente do evangelho, sucumbe aos espinhos, lixos e as baboseiras do diabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário