sexta-feira, 30 de abril de 2010

Aprendendo com os erros

O mestre, conduz seu aprendiz pela floresta. Embora mais velho, caminha com igualdade, enquanto seu aprendiz escorrega e cai a todo instante.

O aprendiz blasfema, levanta-se e cospe no chão traiçoeiro e continua a acompanhar seu mestre.

Depois de longa caminhada, chegaram a um lugar sagrado. Sem parar, o mestre dá meia volta e começa a viagem de volta.

-Você não me ensinou nada hoje- diz o aprendiz, levando mais um tombo.

-Ensinei sim, mas você parece que não aprende - respondeu o mestre - estou tentando te ensinar como se lida com os erros da vida.

-E como lidar com eles?

- Como deveria lidar com seus tombos- respondeu o mestre- Em vez de ficar amaldiçoando o lugar onde caiu, devia procurar aquilo que o fez escorregar.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Pensamentos Árabes

Há duas invejas: a boa e condenável. A boa consiste em, quando encontrares alguém superior a ti, desejares ser como ele; a condenável consiste em desejar sua queda. - As-Saalibi

Não abras uma porta que não sejas capaz de tornar a fechar; nem feches uma porta que não sejas capaz de reabrir. Não lances uma flecha, se não és bastante forte para responder àquela que te arremessarão em resposta à tua.

Antigamente, os homens realizavam e não falavam. Depois, passaram a falar e realizar. Hoje, falam, mas não realizam. - Omar Ibn Al-Hares

Vives como quiseres: és mortal. Ama o que quiseres: um dia terás que abandoná-lo. Faze o que quiseres: receberás o equivalente àquilo que terás feito. - Al- Ghazzali

Nunca se justifique, porque os amigos não precisam e os inimigos nunca acreditarão. - Provérbio Árabe

Com a mentira se consegue o almoço, mas não o jantar. - Provérbio Árabe

segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Verdade e a Parábola

Um dia, a Verdade decidiu visitar os homens, sem roupas e sem adornos, tão nua como seu próprio nome.

E todos que a viam lhe viravam as costas de vergonha ou de medo, e ninguém lhe dava as boas-vindas.

Assim, a Verdade percorria os confins da Terra, criticada, rejeitada e desprezada.

Uma tarde, muito desconsolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, trajando um belo vestido e muito elegante.

— Verdade, por que você está tão abatida? — perguntou a Parábola.

— Porque devo ser muito feia e antipática, já que os homens me evitam tanto! — respondeu a amargurada Verdade.

— Que disparate! — Sorriu a Parábola. — Não é por isso que os homens evitam você. Tome. Vista algumas das minhas roupas e veja o que acontece.

Então, a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola, e, de repente, por toda parte onde passava era bem-vinda e festejada.

Os seres humanos não gostam de encarar a Verdade sem adornos. Eles preferem-na disfarçada.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Onde está você?

Quando Rabi Yechiel, neto de Rabi Baruch de Medzibush, era uma criança pequena, perguntou ao avô: "Se Deus sabe de tudo, por que Ele chamou Adão, o primeiro homem, após o pecado e disse: 'Onde está você?' "

Rabi Baruch ouviu, mas nada respondeu.

Algum tempo depois, Rabi Baruch perguntou ao pequeno Yechiel: "Quer brincar de esconde-esconde?"
O menino ficou encantado e correu para esconder-se. Esperou e esperou, mas nada do avô aparecer para procurá-lo. Finalmente, desistiu e saiu do esconderijo.

O avô, percebeu ele, estava sentado à sua mesa e não tinha ainda tentado procurá-lo. O pequeno Yechiel começou a chorar. "Vovô, esqueceu de mim! Nem ao menos tentou procurar-me!" chorou ele.

"Isto," disse Rabi Baruch, "é a resposta à sua pergunta. É claro que Deus sabia onde Adão estava. Adão, entretanto, cometera dois pecados: comer o fruto da árvore e tentar se esconder do Senhor do Universo. Se Deus não tivesse ido 'procurar' Adão, este não teria conseguido sobreviver, por causa de sua vergonha. Ao 'procurar' por Adão, Hashem deu-lhe a oportunidade de fazer contato com Ele novamente, para que pudesse uma vez mais ficar face a face com seu Criador."

terça-feira, 20 de abril de 2010

Homenagem à Yancey

Jamais alguém que tenha encontrado a Jesus permanece igual. (...) Jesus abalou minhas estruturas preconceituosas e me conduziu a fazer perguntas severas sobre a razão por que os cristãos não nos empenhamos para segui-lo melhor.

Se ao menos eu pudesse ouvir a voz saindo do redemoinho e, como Jó, manter uma conversa com o próprio Deus! (...) Deus não é mudo: A Palavra falou, não saída de um redemoinho, mas da laringe humana de um judeu palestino. Em Jesus, Deus se deitou na mesa de dissecação, por assim dizer, estendeu-se na postura da crucificação para o escrutínio de todos os céticos que já viveram. Entre os quais me incluo.

As palavras acima são de Philip Yancey. E assim como Yancey, estou fazendo perguntas severas sobre a razão de inventarmos tantas liturgias, campanhas, e criarmos barreiras que dificultam seguirmos a Jesus. Certa vez Jesus proferiu as seguintes palavras: "Ai de vós, intérpretes da Lei! Porque tomastes a chave da ciência; contudo, vós mesmos não entrastes e impedistes os que estavam entrando."

O que era uma repreensão, acabou virando uma regra nos dias de hoje. Aqueles que tem a chave da ciência, não adentram na casa da sabedoria e ainda impedem os que querem fazê-lo. Teorias cinematográficas sobre Deus, diabo, céu e inferno. Palavras selecionadas que se tornam senhas que fazem pobres mentes transformarem riso em lágrimas, alegria em tristeza, perdão em dúvida, tudo apenas pela "piedade" e pelo "arrependimento".

Será que não estamos nos tornando "fariseus sangrentos", caminhando rumo ao extremismo religioso? (Os "fariseus sangrentos" eram homens conhecidos por causa das frequentes colisões com muros e outros obstáculos, por andarem com a cabeça baixa e coberta, com intuito de evitar a tentação sexual).

"Pois vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus".

Sua opção de hoje qual será: o fanatismo ou a misericórdia? pois: A qualidade da misericórdia não está deformada. Cai como a mansa chuva vinda do céu... E o poder da terra vai então mostrar-se como o de Deus, quando a misericórdia tempera a justiça. - Shakespeare

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Homenagem à Clarisse

Já escondi um AMOR com medo de perdê-lo, já perdi um AMOR por escondê-lo.

Já segurei nas mãos de alguém por medo, já tive tanto medo, ao ponto de nem sentir minhas mãos.

Já expulsei pessoas que amava de minha vida, já me arrependi por isso.

Já passei noites chorando até pegar no sono, já fui dormir tão feliz, ao ponto de nem conseguir fechar os olhos.

Já acreditei em amores perfeitos, já descobri que eles não existem.

Já amei pessoas que me decepcionaram, já decepcionei pessoas que me amaram.

Já passei horas na frente do espelho tentando descobrir quem sou, já tive tanta certeza de mim, ao ponto de querer sumir.

Já menti e me arrependi depois, já falei a verdade e também me arrependi.

Já fingi não dar importância às pessoas que amava, para mais tarde chorar quieta em meu canto.

Já sorri chorando lágrimas de tristeza, já chorei de tanto rir.

Já acreditei em pessoas que não valiam a pena, já deixei de acreditar nas que realmente valiam.

Já tive crises de riso quando não podia.

Já quebrei pratos, copos e vasos, de raiva.

Já senti muita falta de alguém, mas nunca lhe disse.

Já gritei quando deveria calar, já calei quando deveria gritar.

Muitas vezes deixei de falar o que penso para agradar uns, outras vezes falei o que não pensava para magoar outros.

Já fingi ser o que não sou para agradar uns, já fingi ser o que não sou para desagradar outros.

Já contei piadas e mais piadas sem graça, apenas para ver um amigo feliz.

Já inventei histórias com final feliz para dar esperança a quem precisava.

Já sonhei demais, ao ponto de confundir com a realidade... Já tive medo do escuro, hoje no escuro "me acho, me agacho, fico ali".

Já cai inúmeras vezes achando que não iria me reerguer, já me reergui inúmeras vezes achando que não cairia mais.

Já liguei para quem não queria apenas para não ligar para quem realmente queria.

Já corri atrás de um carro, por ele levar embora, quem eu amava.

Já chamei pela mamãe no meio da noite fugindo de um pesadelo. Mas ela não apareceu e foi um pesadelo maior ainda.

Já chamei pessoas próximas de "amigo" e descobri que não eram... Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim.

Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.

Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração!

Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente!

Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão.

Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra SEMPRE!

Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das drogas mais poderosas, das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes.

Tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.

Você pode até me empurrar de um penhasco q eu vou dizer:

- E daí? EU ADORO VOAR!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Atrás das condições ideais

Uma paisagem. Um momento. Uma foto e o registro de um dia especial. Quando esta fotografia for vista novamente quem sabe daqui há alguns anos, você irá comentar: O sol ao fundo, a luminosidade do dia proporcionaram um cenário perfeito, a condição ideal.

Mas as condições ideais não existem por completo. Há alguns defeitos, que um olhar crítico-observador irá encontrar. E estes defeitos jamais poderão ser eliminados. Nem mesmo com o Photoshop. A grande mágica e a grande sacada de tudo é saber e perceber que, mesmo com os defeitos existentes, o momento continua maravilhoso.

A mesma coisa acontece com todos nós. Para uns somos magros ou gordos demais. Para outros falamos alto, para outros apenas sussuramos. Para uns somos muito espertos, para outros "meio devagar". Mas isto não importa.

Quando você não é o idealizador de algo, você custa entender o real significado de tudo o que acontece. A partir do momento que você mergulha no oceano das idéias do criador, e permite-se beber da mesma fonte de criatividade, você começa entender porque aquilo é como é.

Ninguém conhece você melhor do que você mesmo. Sim, você se conhece tão bem, que sabe que pode ir além do que está acostumado. Encare esta verdade: Lute e seja o que você sempre desejou ser. Qual é o seu medo? Qual é a sua barreira? Se a fé remove montanhas, imagine o que faz um monte de dinamites! Dinamite seus medos diariamente. Enfrente-os um a um, dia após dia. Não será fácil, você encontrará muitas dificuldades, mas a luta vale a pena.

Seja hoje, mesmo que apenas por 10 minutos, muito melhor do que você foi ontem. Cristo disse: "Basta a cada dia o seu próprio mal",ou seja, dê um passo de cada vez. Como diz Paulo Coelho: "Quem consegue ser o que sonhou durante dez minutos por dia, já está fazendo um grande progresso".

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Se aproximar de Deus

Certa vez li em uma reflexão de Paulo Coelho, algo que dizia: A busca espiritual se divide em três etapas: Aceitar o que somos, Melhor o que somos e buscar a união com Deus.

O perdão e a reconciliação nos faz cumprir a primeira etapa. Através deles aprendemos  a dissipar nossas mágoas, a libertarmos da opressão, a deixar nossa mente livre. Gostoso e surpreendente é quando assumimos nossas faltas e começamos a perceber e a sentir quão livres e leves podemos estar ou ser.

Melhorar o que somos é fugir do padrão do "fazer certinho", de "cumprir seu papel social". Só conseguiremos melhorar, progredir e assim se unir, aproximar-se de Deus, quando passarmos a trilhar o caminho que o próprio Deus nos ensinou: Para que haja beleza, sintonia e paz, não há necessidade de padrões ou modelos. Deus é um artista muito criativo, por isso como diz a canção "Todos nós somos pessoas coloridas".  Picasso disse certa vez: "Deus é um artista. Ele inventou a girafa, o elefante e a formiga. Na verdade, Ele nunca procurou seguir um estilo - simplesmente foi fazendo tudo aquilo que tinha vontade de fazer".

Se Deus criou cada um do seu jeito, com suas qualidades, beleza e limitações, por que nós - criados no último dia da criação - seríamos diferentes? Como a vida é uma só, e o artista que a encena também, cabe a cada um viver procurando aceitar o que somos reconhecendo nossas limitações , melhorar o que somos reconhecendo nossas faltas e buscar a união com Deus reconhecendo que fomos feitos para viver e viver bem.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Uma Oração para jamais esquecer

Senhor, protegei as nossas dúvidas, porque a Dúvida é uma maneira de rezar. É ela que nos fazem crescer, porque nos obriga a olhar sem medo para as muitas respostas de uma mesma pergunta. E para que isto seja possível,

Senhor, protegei as nossas decisões, porque a Decisão é uma maneira de rezar. Dai-nos coragem para, depois da dúvida, sermos capazes de escolher entre um caminho e o outro. Que o nosso SIM seja sempre um SIM, e o nosso NÃO seja sempre um NÃO. Que uma vez escolhido o caminho, jamais olhemos para trás, nem deixemos que nossa alma seja roída pelo remorso. E para que isto seja possível,

Senhor, protegei as nossas ações, porque a Ação é uma maneira de rezar. Fazei com que o pão nosso de cada dia seja fruto do melhor que levamos dentro de nós mesmos. Que possamos, através do trabalho e da Ação, compartilhar um pouco do amor que recebemos. E para que isto seja possível,

Senhor protegei os nossos sonhos, porque o Sonho é uma maneira de rezar. Fazei com que, independente de nossa idade ou de nossa circunstância, sejamos capazes de manter acesa no coração a chama sagrada da esperança e da perseverança. E para que isto seja possível,

Senhor, dai-nos sempre entusiasmo, porque o Entusiasmo é uma maneira de rezar. É ele que nos liga aos Céus e a Terra, aos homens e as crianças, e nos diz que o desejo é importante, e merece o nosso esforço. É ele que nos afirma que tudo é possível, desde que estejamos totalmente comprometidos com o que fazermos. E para que isto seja possível,

Senhor, protegei-nos, porque a Vida é a única maneira que temos para manifestar o Teu milagre. Que a terra continue transformando a semente em trigo, que nós continuemos transmutando o trigo em pão. E isto só é possível se tivermos Amor – portanto, nunca nos deixe em solidão. Dai-nos sempre a tua companhia, e a companhia de homens e mulheres que tem dúvidas, agem, sonham, se entusiasmam, e vivem como se cada dia fosse totalmente dedicada a Tua glória.

Amém.
 
Autor: Paulo Coelho

terça-feira, 13 de abril de 2010

Chá ou Paulada

Certa vez Hakuin contou uma estória:

Havia uma velha mulher que tinha uma casa de chá na vila.

Ela era uma grande conhecedora da cerimônia do chá, e sua sabedoria no Zen era soberba.

Muitos estudantes ficavam surpresos e ofendidos que uma simples velha pudesse conhecer o Zen, e iam à vila para testá-la e ver se isso era mesmo verdade.

Toda vez que a velha senhora via monges se aproximando, ela sabia se eles vinham apenas para experimentar o seu chá, ou para testá-la no Zen.

Àqueles que vinham pelo chá ela servia gentil e graciosamente, encantando-os. Àqueles que vinham tentar saber de seu conhecimento do Zen, ela escondia-se até que o monge chegasse à porta e então lhe batia com um tição.

"Apenas um em cada dez conseguia escapar da paulada..."

E você, o que busca? Uma multidão seguia a Cristo por causa da multiplicação dos pães, dos sinais. Quando Cristo os defrontou com a verdade (que eles estavam atrás dele por causa do alimento) todos foram embora, exceto os discípulos.

E você, o que busca? Vai atrás do chá ou da paulada? Atrás do alimento para saciar a barriga ou das palavras de vida eterna que saciam a alma?

sexta-feira, 9 de abril de 2010

As Sementes de Mostarda

Uma viúva, chorando, foi visitar Buda. Seu único filho havia morrido. Buda sorriu e lhe disse:

- Vá até a cidade e peça sementes de mostarda, mas deve ser em casas onde ninguém tenha perdido nenhum ente querido.

A mulher rapidamente foi até a cidade e começou a bater nas portas. Em todas as casas lhe diziam: "Podemos lhe dar quantas sementes quiser, mas a condição não será cumprida, porque muitos parentes morreram nesta casa". Mas ela não desistia. "Deve haver alguma casa onde a morte não seja conhecida", pensou.

Ao entardecer, exausta de tanto caminhar e bater nas portas, compreendeu que "a morte é parte da vida. Não é pessoal. Não é uma calamidade pessoal que só tenha acontecido comigo".

Com esse entendimento, voltou a Buda. Ele lhe perguntou: - Onde estão as sementes? Ela sorriu e caiu aos seus pés. - Inicie-me. Quero conhecer aquilo que nunca morre. Não peço para recuperar meu filho, porque mesmo que pudesse recuperá-lo, ele morreria novamente. Ensine-me como encontrar dentro de mim mesma isso que nunca morre.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Discípulo Impaciente

Após uma exaustiva sessão matinal de orações no monastério de Piedra, o noviço perguntou ao abade:
- Todas estas orações que o senhor nos ensina, fazem com que Deus se aproxime de nós?
- Vou responde-lo com outra pergunta – disse o abade. – Todas estas orações que você reza irão fazer o sol nascer amanhã?
- Claro que não! O sol nasce porque obedece a uma lei universal!
- Então, esta é a resposta à sua pergunta. Deus está perto de nós, independente das preces que fazemos.
O noviço revoltou-se:
- O senhor quer dizer que nossas orações são inúteis?
- Absolutamente. Se você não acorda cedo, nunca conseguirá ver o sol nascendo. Se você não reza, embora Deus esteja sempre perto, você nunca conseguirá notar Sua presença.


Fonte: http://colunas.g1.com.br/paulocoelho/2007/01/

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Passe a Macedônia e ajuda-nos

Uma das palavras que distingue os fariseus dos discípulos é esta: ajuda. Ajudar, auxiliar, socorrer. A vida é cheia de oportunidades, e a todo tempo está nos constrangendo e nos convidando: Ajude! Ajudar é necessário. Ajudar faz bem. Ajudar traz alegrias, tanto ao que auxiliar quanto ao que é auxiliado. Ajudar protege tanto a um quanto a outro. Ajudar constrói. Ajudar amplia. Ajudar ilumina.

Existem momentos que preferimos à clausura. Preferimos não nos envolver, manter a distância, sob os mais variados pretextos: preservação da nossa imagem, indolência, preguiça, omissão.

Estes pretextos, quando cultivados podem fazer florescer o fruto da injustiça e da indiferença. Vemos algo errado ocorrer ao nosso lado e simplesmente optamos pelo silêncio. “Não é problema meu”. “Não tenho nada a ver com isso”. Estas frases atestam uma coisa: Estamos “trabalhando” para o mundo das trevas.

E este mundo das trevas a que me refiro, não é apenas do ponto de vista religioso, mas é principalmente do ponto de vista humano. Este silêncio, esta omissão, apaga a fraca luz da esperança existente no coração de alguém solicito por ajuda. Extinguem-se totalmente os meios de ajuda. É como diz certo amigo, “é colocar o ventilador no prato de farofa”.

Quem opta por trilhar este caminho, não pode agir com displicência. Afinal de contas, você não é obrigado a ajudar ninguém, mas se opta por fazê-lo, não pode deixar de ajudar a quem for preciso. Vozes estão clamando, pedindo socorro. Deus tem os meios. E você é a ferramenta.